O que dizem de blogueir@s

tumblr_m1z9075xc21rskrkgo1_500

Hoje eu vim falar de um assunto que tem sido polemica no mundo da beleza, moda, fitness, nerd, etc.

Isso diz respeito a toda a avalanche de blogs que vem surgindo todos os dias, mas eu vou falar especificamente da área da beleza que é a que eu conheço e convivo de perto. Quando eu criei o meu blog em 2011 eu já logo de cara tive que lidar com o pré-conceito com relação à blogueir@s.

Eu fiz o primeiro curso de maquiagem, criei o blog e em seguida ingressei na equipe de produção de uma grande feira de beleza e adivinhem o que eu ouvia sobre blog?

– Essas blogueir@s são um bando de pedintes.

– Os expositores não querem blogueir@s nos estandes, pois ano passado algumas afanaram produtos.

– El@s só vão à feira atrás de brindes.

– Querem ensinar o trabalho de profissionais para as pessoas.

– Não pode confiar nesses produtos, truques e receitinhas que ensinam e blá, blá, blá

Eu quietinha, nem abria a boca para dizer que eu tinha um blog DE MAQUIAGEM, pois o medo de perder o emprego era maior.

Com o tempo comecei a dizer que eu tinha um blog e quando alguém ia falar algo sobre blogueir@s, logo outro soltava: – Cuidado que a Naldinha é blogueira! Enfim.

Com o tempo as marcas foram percebendo que blogueir@s divulgam e vendem muito mais os produtos deles do que qualquer agência de publicidade por ai e começaram a investir, mas como nem tudo são flores, com a ascensão de algum@s a “fama”, como Camila Coelho, Andreza Goulart etc fez com que os olhos de muit@s outr@s pessoas brilhassem na direção dessa nova “carreira” e começou a brotar blogs do chão igual capim.

O pior é que os insultos dos profissionais aos blogs continuam, outro dia participei de um congresso de maquiagem onde um dos palestrantes, maquiador conceituado na área falou claro e abertamente mal da gente no palco e eu acredito que assim como eu haviam outras ali, sim, nós também fazemos congressos na área da qual falamos, principalmente se somos profissionais dessa área.

tumblr_maza54rrxw1rnbzgeo1_500

Eu acho que as empresas e profissionais deveriam tomar mais cuidado com a forma como tratam os consumidores e divulgadores de suas marcas, pois do mesmo modo que escrevem algo bom e muitos consumidores compram pela indicação, também podem fazer um desabafo e manchar as marcas, mesmo que cause ao menos uma cócega nas porcentagens de venda ou reputação sei que irão sentir.

Eu sei que existem sim as oportunistas, as sem noção, as que só vão atrás de brindes. Prova disso eram as filas quilométricas na Beauty Fair para acessar os espaços reservados para blogs em troca de um batom por exemplo, muitas vezes sendo até maltratadas pelos organizadores dos estandes. Não se iludam acreditando que esses espaços foram criados por respeito a categoria, foram criados como uma forma de separar essa demanda dos consumidores alvo.

Eu peguei duas filas, uma porque estava organizada por senhas, outra porque estava bem pequena, pois era uma marca que, diga-se de passagem, não muito aclamada e em outro estande eu cheguei e já entrei no espaço, não tinha fila e pude conferir as novidades. Sinceramente eu não tenho paciência e nem vontade de ficar nessas filas igual gado por um batom, se o produto me interessar eu compro e se eu tiver vontade eu resenho.

tumblr_mfdzsm4tu51rych7vo1_500

Porque vamos combinar, eu não sou obrigada, pois escrevo meu blog por gostar de escrever e não para me tornar famosa.

Mas deixo aqui o pedido de respeito a pessoas que mesmo sem ganhar nada em troca ainda se dá o trabalho de falar para outros consumidores sobre os produtos que utiliza, aprendam a separar o joio do trigo e outra coisa, se você é TÃO bom profissional assim não há o que temer.

#ficaadica

Beijo, outro.

 

assinatura

 

 

 

 

Deixe sua opinião

Este artigo não possui comentários